Orientações para defesa

Elaboração do Trabalho Acadêmico

O aluno deve seguir as instruções do manual de procedimentos da Biblioteca Universitária, disponível no link: Procedimentos.

Bancas de Defesa e Exames

  • Antes de encaminhar a solicitação de defesa, o aluno deve verificar em seu histórico se todos os requisitos para a defesa foram concluídos conforme Resolução Normativa n° 95/CUn/2017 (para alunos regidos pelo Regimento de 2020) e Resolução Normativa nº 154/2021/CUn (para alunos regidos pelo Regimento de 2022).
  • O aluno deve convidar os professores para a banca, definir data e horário compatíveis a todos e preencher o formulário de Solicitação de Agendamento de Defesas e Exames para encaminhar o pedido à secretaria com, no mínimo, 30 (trinta) dias de antecedência.
  • Será necessário preencher o cadastro de membros externos de bancas examinadoras para cada membro externo que não faça parte do quadro de docentes da UFSC. 
  • O aluno fica responsável por entregar cópia do trabalho aos membros da banca.
  • O orientador fica responsável por enviar o link da lista de presença (via assina.ufsc.br) a todos os discentes presentes para que eles possam assiná-la digitalmente.
  • O PPGCC enviará, por e-mail, aos membros da banca a carta convite, informando local e horário.
  • O PPGCC enviará ao orientador os documentos de defesa (EQD, Tese e Dissertação), contendo a ata e a portaria antes da apresentação.
  • Para os demais exames (EQM e SAD), o orientador deverá utilizar os modelos disponibilizados abaixo.

Informações sobre estrutura do trabalho, número de páginas e duração das defesas se encontram no regimento do curso.

Modelo de documentos

Conforme Art. 71 da Resolução Normativa nº 154/2021/CUn, o estudante, o presidente e os membros da banca examinadora poderão participar da defesa por meio de sistemas de interação áudio e vídeo em tempo real. Neste caso, recomendamos que o estudante mantenha arquivada uma gravação da defesa como garantia em caso de judicialização. 

Procedimentos Pós-Defesa

Para conhecer os procedimentos pós-defesa, clique aqui.