Pós-Doutorado

ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL

O processo seletivo para realização de estágio pós-doutoral do PPGCC/UFSC acontece na forma de fluxo contínuo. Para inscrever-se, o candidato deverá seguir as instruções abaixo.

REGRAS E REQUISITOS PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL

As regras para realização de estágio pós-doutoral na UFSC estão dispostas na Resolução Normativa Nº 36/CUN/2013, de 31 de outubro de 2013. Leia atentamente a resolução antes de realizar sua inscrição.

Documentação necessária para inscrição:

  1. Documento de identificação: (a) brasileiros: carteira de identidade ou CNH contendo foto, CPF e RG; ou (b) estrangeiros: RNE ou passaporte. Estudantes estrangeiros bolsistas de agência de fomento brasileira deverão apresentar CPF para receber bolsa;
  2. Plano de trabalho a ser desenvolvido na UFSC, contendo: (a) projeto de pesquisa a ser executado pelo candidato, incluindo cronograma de atividades de pesquisa, publicações e participações em eventos científicos; e (b) atividades de ensino a serem realizadas pelo candidato (se houver);
  3. Carta de aceite do docente permanente credenciado no PPGCC/UFSC que será supervisor do candidato ao pós-doutorado, constando, obrigatoriamente, as seguintes informações: (a) data de início (dia/mês/ano) e de término (dia/mês/ano) do estágio pós-doutoral (o período deverá ser, obrigatoriamente, de 3 à 12 meses); (b) a linha de pesquisa do PPGCC à qual ficará vinculado o candidato; (c) se o candidato receberá bolsa de projeto ou de órgãos de fomento, indicando, neste caso, as informações referentes à bolsa; e (d) nos casos de “pós-doutorado convênio”, o supervisor deve informar na carta de aceite que o estágio será realizado nestas condições (neste caso, o candidato não terá direto a certificado);
  4. Curriculum Vitae: (a) brasileiros: obrigatoriamente gerado pela Plataforma Lattes; ou (b) estrangeiros: Curriculum Vitae contendo: (i) identificação do candidato; (ii) formação acadêmica do candidato; (iii) projetos nos quais o candidato atuou; (iv) publicações científicas (artigos publicados em anais de eventos e em periódicos); (v) orientações de alunos (graduação, mestrado e/ou doutorado); e (vi) participação em bancas de defesas de trabalhos de conclusão de curso (graduação, mestrado e/ou doutorado);
  5. Cópia do diploma de doutorado (frente e verso), expedido por instituição com Programa de Pós-Graduação reconhecido pela CAPES. Se o diploma ainda não foi expedido, deve-se enviar o protocolo de solicitação de emissão do diploma. O diploma de curso de doutorado no exterior deve ser apostilado, no caso de sua origem ser um país signatário da Convenção de Haia (Resolução CNJ n.228, de 2016, do Conselho Nacional de Justiça) ou atenticado por autoridade consular competente, no caso de país não signatário. O apostilamento ou atenticação deve ser realizado no país de origem do diploma.
  6. Comprovante de recebimento de bolsa, caso o candidato disponha de bolsa de estudos e/ou pesquisa para realizar o pós-doutorado;
  7. Declaração da instituição ou empresa à qual o candidato possui vínculo autorizando o seu afastamento das atividades laborais para a realização do pós-doutorado, caso o candidato possua vínculo empregatício;
  8. Declaração de capacidade financeira para custear despesas pessoais e pertinentes à realização do projeto de pesquisa durante o período de realização do pós-doutorado, caso o candidato não receba bolsa;
  9. Termo de Adesão ao Serviço Voluntário, devidamente assinado digitalmente (assinatura digital) pelo candidato e testemunhas, caso o candidato não receba bolsa. A assinatura da Pró-Reitora de Pós-Graduação será realizada digitalmente no processo quando este for encaminhado à CBO/PROPG para análise.

 

PROCEDIMENTO PARA CANDIDATURA

Para inscrever-se, o candidato deverá seguir os seguintes passos (nesta ordem):

  1. Preencher o formulário de inscrição no sistema de Controle Acadêmico da Pós-Graduação (CAPG) e anexar toda a documentação necessária;
  2. Salvar o comprovante de inscrição emitido pelo CAPG (item 1);
  3. Preencher o requerimento abaixo, anexando o comprovante de inscrição emitido pelo CAPG (item 2);
  4. Aguardar o retorno da Comissão de Seleção e do Colegiado Delegado do PPGCC.

 

REQUERIMENTO

DADOS DO(A) CANDIDATO(A)


Nome completo*:

E-mail*:

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS


Comprovante de inscrição emitido pelo CAPG (PDF)*: