Atividades do Curso
ATIVIDADES DO CURSO |
ATENÇÃO!
- Antes de realizar as atividades do curso (listadas abaixo), consulte os requisitos estipulados no Regimento e no Regulamento do PPGCC (disponíveis no menu PPGCC – Legislação), pois as informações abaixo são apenas complementares.
- Para consultar prazos e atividades pendentes/realizadas, bem como acompanhar o cômputo de horas da atividade “Seminários”, acesse este link.
- A planilha de atividades é apenas para fins de controle. Recomendamos a verificação dos registros no histórico escolar disponível no CAPG, que é o sistema de controle acadêmico oficial da UFSC.
ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS |
REPRESENTAÇÃO DISCENTE NO COLEGIADO (obrigatório)
- A participação de discentes nos órgãos colegiados do PPGCC é obrigatória;
- Todos os estudantes regulares – em especial os bolsistas do Programa – são convidados a candidatar-se. Não havendo candidaturas suficientes, a escolha dos representantes é feita por sorteio;
- A eleição ocorre anualmente (no mês de abril) e o mandato é de 1 (um) ano, sendo permitida a recondução;
- As reuniões do colegiado delegado acontecem mensalmente e do colegiado pleno, de acordo com a demanda. As datas são divulgadas na agenda de eventos do PPGCC;
- Para saber quem são os atuais representantes discentes, acesse o Menu: “PPGCC” > Coordenadoria > “Coordenadoria Didática”.
ESTÁGIO DE DOCÊNCIA
ESTÁGIO DE DOCÊNCIA (obrigatório para bolsistas de doutorado)
- O estágio deverá ser realizado em disciplina de graduação escolhida pelo professor orientador e é obrigatório para alunos de doutorado que recebam bolsa CAPES;
- A solicitação de matrícula deve ser feita no final do semestre anterior ao pretendido (consulte os prazos no calendário acadêmico) por meio de requerimento específico disponível no site do PPGCC;
- A matrícula somente será efetivada após aprovação pela Câmara de Ensino do Departamento e pelo Colegiado Delegado do PPGCC;
- Em até 5 (cinco) dias úteis após o término do estágio, é necessário entregar um relatório contendo a avaliação do estudante e dos professores responsáveis (orientador e supervisor).
- O modelo de requerimento de matrícula e de relatório de Estágio de Docência estão disponíveis na página “Requerimentos”, do Menu “Aluno”.
DISCIPLINAS
DISCIPLINAS (obrigatório)
- Número total de créditos exigidos em disciplinas: mestrado – 18 (dezoito) / doutorado – 24 (vinte e quatro).
- Para integralização dos créditos, o estudante:
– Deverá cursar as 3 (três) disciplinas obrigatórias e 3 (três) disciplinas optativas escolhidas em conjunto com o orientador;
– Poderá cursar disciplinas de outros programas de pós-graduação da UFSC, bem como validar disciplinas realizadas em cursos de pós-graduação (inclusive de curso de especialização).
- A reprovação em duas ou mais disciplinas acarretará em cancelamento da matrícula e consequente desligamento do aluno;
- Nota mínima para aprovação: 7,0;
- Por meio de exame de aproveitamento excepcional, é possível ser dispensado de cursar 2 (duas) das disciplinas obrigatórias;
As informações sobre o exame serão repassadas na 1ª semana de aula pelo professor da disciplina obrigatória em que o aluno estiver matriculado. - Para integralização dos créditos:
– O estudante deverá cursar as 3 (três) disciplinas obrigatórias e disciplinas optativas relacionadas à linha de pesquisa na qual irá atuar;
Para consultar a lista de disciplinas do PPGCC, acesse: Menu “Quem somos” > “Currículo do Curso”.
– Poderá cursar disciplinas de outros programas de pós-graduação da UFSC, bem como validar disciplinas realizadas em cursos de pós-graduação (inclusive especialização).
MATRÍCULA
MATRÍCULA (obrigatório)
- Não é necessário entregar na secretaria o comprovante de autorização de matrícula emitido pelo sistema. Porém, antes de matricular-se o estudante deverá (obrigatoriamente) contatar seu professor orientador para, em conjunto com ele, definir as disciplinas que irá cursar;
- Para estar em situação regular, o aluno deve matricular-se semestralmente. A não efetivação da matrícula por 2 (dois) semestres consecutivos acarretará no desligamento do aluno;
- Tendo concluído os créditos em disciplinas ou optado por não cursar disciplinas em determinado semestre, o estudante deverá matricular-se em “ANDAMENTO DA DISSERTAÇÃO” ou “ANDAMENTO DA TESE”, conforme o curso;
COMO MATRICULAR-SE?
- EM DISCIPLINA DO PPGCC: a matrícula (ou cancelamento) em disciplinas do PPGCC/UFSC deverá ser feita pelo estudante por meio do CAPG – Controle Acadêmico da Pós-Graduação.
- EM DISCIPLINA DE OUTRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFSC: a matrícula é feita pela secretaria. Para tanto, o estudante deverá:
1 – Verificar todas as informações a respeito da disciplina (se há vagas para alunos de outros Programas, requisitos, data de início das aulas), obter autorização do seu orientador;
2 – Enviar e-mail à secretaria (ppgcc@contato.com.br) com cópia para o professor orientador, solicitando a matrícula e informando: nome do Programa e nome da disciplina.
PROFICIÊNCIA EM IDIOMAS
PROFICIÊNCIA EM IDIOMAS (obrigatório)
- A proficiência deve ser comprovada no ato da matrícula ou ao longo do 1º ano no curso, nos seguintes idiomas:
– Mestrado: língua inglesa
– Doutorado: língua inglesa e um segundo idioma (a ser definido em conjunto com o orientador) - Além das línguas citadas acima, estudantes estrangeiros deverão também comprovar proficiência em língua portuguesa;
- O Exame de Proficiência em Leitura (EPL) deverá, obrigatoriamente, ser realizado no DDLE/UFSC. Após realização, o estudante deverá entregar o resultado por meio de requerimento específico disponível no site do PPGCC.
- As informações para agendamento do exame estão disponíveis em: http://proficienciadlle.com/
SEMINÁRIOS
SEMINÁRIOS (obrigatório)
- O aluno deve participar de eventos acadêmicos promovidos pelo PPGCC, tais como: exame de qualificação, defesa de dissertação ou tese, palestras, entre outros, divulgados na “Agenda PPGCC”;
- A participação do discente será computada com base na lista de presença disponível no dia do evento e o número de participações de cada estudante será divulgado na planinha citada no início desta página;
- As regras sobre essa atividade deverão ser verificadas no Regulamento do PPGCC antes de iniciá-la.
- Para acompanhar o cômputo de horas da atividade “Seminários”, acesse este link.
ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO/TESE
ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO/TESE (obrigatório)
- O formato da dissertação ou tese exigido pela UFSC, bem como as regras para elaboração, estão disponíveis no site da Biblioteca da UFSC, na seguinte página: Menu: “Serviços” > “Orientação: normalização e bases de dados”
- Alerta-se que a prática de PLÁGIO (abrangendo desde trabalhos de disciplinas até o próprio trabalho de conclusão de curso) será prontamente punida, tomando-se as medidas cabíveis.
SEMINÁRIO DE ANDAMENTO DE DOUTORADO - SAD
SEMINÁRIO DE ANDAMENTO DE DOUTORADO – SAD (obrigatório – Doutorado)
- As regras e requisitos deverão ser verificados no Regulamento do PPGCC;
- O formulário para agendamento do exame está disponível no menu “Aluno” > “Requerimentos” >”Agendamento de Defesas e Exames”;
- O trabalho deve ser enviado à banca, pelo estudante, no formato impresso ou digital, conforme preferência do professor convidado.
EXAME DE QUALIFICAÇÃO (EQM e EQD)
EXAMES DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO (EQM) E DE DOUTORADO (EQD) (obrigatório)
- As regras e requisitos deverão ser verificados no Regulamento do PPGCC;
- O formulário para agendamento de EQM ou EQD está disponível no menu “Aluno” > “Requerimentos” >”Agendamento de Defesas e Exames”;
- O trabalho deve ser enviado à banca, pelo estudante, no formato impresso ou digital, conforme preferência do professor convidado.
PUBLICAÇÃO DE ARTIGO
PUBLICAÇÃO DE ARTIGO (obrigatório)
- A comprovação de publicação ou aceite para publicação de artigo científico está entre as exigências para habilitar-se para a defesa do trabalho de conclusão do curso;
- Os requisitos de publicação devem ser verificados no Regulamento do PPGCC;
- Parte das despesas com apresentação de artigo científico poderá ser custeada com recursos do PPGCC e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), cedidos pela CAPES.
As informações estão disponíveis no menu: “Aluno” > “Auxílio Financeiro”.
DEFESA DA DISSERTAÇÃO/TESE
DEFESA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO (obrigatório)
- A solicitação deve ser feita com, pelo menos, 30 (trinta) dias de antecedência da data pretendida para a defesa, por meio do formulário disponível no menu “Aluno” > “Requerimentos” ;
- Antes de preencher o formulário de agendamento, é necessário combinar a data e horário com os docentes convidados para compor a banca examinadora.