Requerimento – Outras Solicitações

Utilize este formulário para fazer solicitações que não possuam formulário específico (clique aqui para acessar os formulários específicos).

ATENÇÃO:

  • Antes de fazer qualquer solicitação, leia os critérios e regras na Resolução Normativa Nº 154/CUn/2021 e no Regimento do PPGCC;
  • Cada tipo de solicitação exige uma documentação específica. Verifique as orientações e documentações necessárias abaixo antes de fazer sua solicitação. Solicitações que não contenham toda a documentação exigida não serão analisadas.

ORIENTAÇÕES PARA CADA TIPO DE SOLICITAÇÃO

Clique no tipo de solicitação desejado para saber quais informações e documentos são necessários:

Afastamento em razão de doença
  • Informar tempo de afastamento necessário;
  • Anexar: RG ou documento com foto; atestado médico, laudos de exames; e outros documentos que possam servir à análise médica.


Afastamento em razão de maternidade/aleitamento

  • Informar o tempo de afastamento necessário;
  • Anexar certidão de nascimento do bebê.


Autorização de acúmulo de bolsa do PPGCC com outra atividade remunerada


Cancelamento de matrícula em disciplina

  • As solicitações de cancelamento de matrícula não deverão ser feitas através deste formulário;
  • Alunos regulares: deve ser feito pelo solicitante diretamente no CAPG, nos prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico do PPGCC;
  • Matrículas isoladas em disciplinas: não serão canceladas.


Declaração de retorno ao país

  • Anexar os cartões de embarque do retorno ao Brasil, a certidão de movimentos migratórios e a carta de cobrança de documentos de retorno emitido pelo órgão de fomento (CAPES, CNPq, etc);


Depósito de TCC na BU fora do prazo


Desligamento do curso (solicitação e recurso)

Para solicitar desligamento:

Para entrar com recurso contra desligamento (até 15 dias úteis após notificação):

  • Anexar a declaração de nada consta da BU/UFSC;
  • Anexar um documento PDF, assinado pelo(a) discente, contendo o texto do recurso;
  • Anexar todos os documentos comprobatórios que forem eventualmente citados no recurso.


Envio de diploma pelo correio


Estágio pós-doutoral (prorrogação e encerramento)

  • Encerramento: Anexar (i) diploma de doutor (frente e verso), caso não tenha enviado no momento da candidatura; (ii) relatório final das atividades desenvolvidas assinado pelo(a) estagiário(a) e supervisor(a); (iii) parecer circunstanciado assinado pelo(a) supervisor(a) contendo  a avaliação final do Estágio Pós-Doutoral realizado; (iv) produção intelectual resultante do Estágio Pós-Doutoral (publicação, aceite e/ou submissão) – caso não tenha publicado nem submetido artigo, apresentar justificativa assinada pelo(a) estagiário(a) e supervisor(a); e (v) comprovante de inexistência de débitos na Biblioteca Universitária.
  • Prorrogação: Anexar (i) diploma de doutor (frente e verso), caso não tenha enviado no momento da candidatura; (ii) relatório parcial das atividades desenvolvidas assinado pelo(a) estagiário(a) e supervisor(a);  (iii) parecer circunstanciado assinado pelo(a) supervisor(a) contendo a avaliação do Estágio Pós-Doutoral realizado até a presente data; (iv) plano de trabalho para o período de prorrogação assinado pelo(a) estagiário(a) e supervisor(a), observando as regras de carga horária semanal mínima (20h semanais caso não tenha bolsa e 40h semanais se bolsista) e data de início e término do estágio (mínimo de 3 meses e máximo de 12 meses); e (v) declaração de ciência de que as atividades realizadas não geram vínculo.


Estágio pós-mestrado (encerramento)

  • Anexar: (i) diploma de mestre (frente e verso), caso não tenha enviado no momento da candidatura; (ii) relatório final sobre as atividades desenvolvidas assinado pelo(a) estagiário(a) e supervisor(a); (iii) parecer circunstanciado assinado pelo(a) supervisor(a) contendo  a avaliação final do Estágio Pós-Mestrado realizado; (iv) produção intelectual resultante do Estágio Pós-Mestrado (publicação, aceite e/ou submissão) – caso não tenha publicado nem submetido artigo, apresentar justificativa assinada pelo(a) estagiário(a) e supervisor(a); e (v) comprovante de inexistência de débitos na Biblioteca Universitária.


Indicação de interesse em bolsa do PPGCC

  • Caso você ainda não tenha indicado interesse em bolsa do PPGCC e não esteja em lista de espera (ver listas de espera de mestrado ou doutorado), utilize este formulário para solicitar inclusão na lista de espera;
  • Após a solicitação, você será inserido(a) na lista de espera conforme regras vigentes estabelecidas pelo PPGCC;
  • Quando houver disponibilidade de bolsa você será contactado pelo PPGCC.


Mudança de regimento

  • Anexar documento assinado por ambas as partes.


Solicitação de validação de exame de proficiência em língua estrangeira

  • São aceitos os Exames de Proficiência em Leitura (EPLE) aplicados pelo Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE) da UFSC.
  • Anexar certificado do exame que deseja validar.
  • Para solicitação de exames de proficiência que não realizados pelo DLLE/UFSC, enviar link de edital passado ou vigente da CAPES ou CNPq no qual indique que o exame de prociência realizado é aceito. Informar também na justificativa o item específico do edital CAPES ou CNPq que indica a aceitação do exame.


Trancamento de matrícula

  • Regras para o trancamento de matrícula (Resolução Normativa Nº 154/CUn/2021):
    • O trancamento de matrícula somente pode ser feito no período letivo corrente ao da solicitação (consulte o calendário acadêmico do PPGCC para informações sobre início e término dos períodos letivos);
    • As solicitações de trancamento de matrícula somente serão atendidas se forem feitas dentro do prazo estabelecido no calendário acadêmico da UFSC (veja o prazo no calendário acadêmico do PPGCC);
    • O trancamento de matrícula é feito em períodos letivos completos (art. 53);
    • Não é permitido o trancamento de matrícula no primeiro período letivo (inciso I do § 2º do art. 53);
    • Não é permitido o trancamento de matrícula em período de prorrogação de prazo para conclusão do curso (inciso II do § 2º do art. 53);
    • Em caso de trancamento, todas as matrículas em disciplinas em que o(a) discente está matriculado no semestre serão canceladas;
    •  É permitido realizar o trancamento de matrícula durante:
      • Mestrado: 2º, 3º ou 4º período letivo cursado pelo(a) discente;
      • Doutorado: 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 7º ou 8º período letivo cursado pelo(a) discente;
  • Anexar a solicitação de trancamento de matrícula assinada;
  • Anexar ao requerimento a declaração de nada consta da BU/UFSC.

FORMULÁRIO

DADOS DO(A) REQUERENTE


Nome completo*:

E-mail*:

Curso*:

DADOS DO ORIENTADOR


Nome completo:

E-mail:

DADOS DA SOLICITAÇÃO


Assunto*:

Se você marcou o assunto como "outro", indique o motivo da solicitação:

Exponha a solicitação e informe o motivo/justificativa da solicitação*:

Adicione outras informações complementares, caso necessário:

DOCUMENTOS


Histórico escolar atualizado extraído do CAPG (PDF):

Documentos (ZIP)*:
ATENÇÃO: Verifique as exigências contidas nas orientações no início desta página!

Confirmação: