Internacionalização no PPGCC!

29/04/2020 16:08

O PPGCC vem incrementando a sua internacionalização através da participação em projetos de pesquisa com parceiros de diversos países. Nos últimos meses, os professores Vania Bogorny e Ronaldo dos Santos Mello realizaram visitas técnicas, no âmbito dos projetos de pesquisa MASTER (com recursos da União Europeia), MATCH (com recursos da FAPESC) e Big Data Analytics (com recursos do CAPES/PRINT) a parceiros de pesquisa em Universidades de Halifax, Canadá, e Atenas, na Grécia, respectivamente. O aluno de mestrado Lucas May Petry, com recursos do governo Canadense (chamado ELAP), desenvolveu atividades de pesquisa durante o ano de 2019 também no Canadá. Alunos de doutorado do PPGCC (Luiz Henrique Zambom Santana, Bruno Agostinho e Fernanda Oliveira) visitaram parceiros do projeto MASTER em Pisa, na Itália.  

Em 2019, também o INE e o PPGCC receberam visitas de pesquisadores  do CNR, Itália, da Universidade de Ottawa, Canadá, e da Universidade de Harokopio, Grécia. Durante estas visitas, vários alunos de Graduação e Pós-Graduação tiveram a oportunidade de interagir com os pesquisadores estrangeiros. Além disso, professores pesquisadores canadenses das Universidades de Ottawa e Carleton permaneceram diversos meses no INE e já atuam como coorientadores de trabalhos de alunos do PPGCC.

Todas essas visitas resultaram em novas frentes de pesquisa, algumas delas já com resultados publicados em eventos e periódicos de alta qualidade. É o PPGCC se tornando visível para o mundo com parcerias e pesquisas de excelência!

Maiores detalhes sobre algumas dessas parcerias internacionais do PPGCC podem ser encontradas na última newsletter do projeto MASTER em anexo a esta notícia.MASTER-magazine-4-April 2020-4