Auxílio Financeiro para Apresentação de Trabalho
AUXÍLIO FINANCEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO EM EVENTO CIENTÍFICO |
O recurso financeiro é proveniente do Programa de Apoio à Pós-graduação (PROAP) da CAPES, regulamentado pela Portaria N° 156, de 28/11/2014.
RESUMO DAS REGRAS |
- O evento deve ser classificado conforme Qualis-CC CAPES em estrato até B3;
- O valor a ser concedido dependerá do Qualis do evento;
- É obrigatório ir ao evento apresentar o trabalho (será exigida documentação comprobatória);
- Será concedido apenas um auxílio por ano (havendo recursos remanescentes, novos valores poderão ser custeados);
- Não serão apoiados eventos realizados na Grande Florianópolis;
REGRAS ESPECÍFICAS PARA DOCENTES:
- É vedada a concessão de auxílio a pesquisador bolsista CNPq (PQ 1 e DT 1);
- Não é possível efetivar o recebimento do mesmo tipo de auxílio simultaneamente pelo PPGCC e CTC (por exemplo: 1 diária de cada), a menos que haja uma negociação de crédito para um dos lados;
- O pagamento de taxa de inscrição em evento nacional será feito via empenho e de evento internacional via reembolso.
REGRAS ESPECÍFICAS PARA DISCENTES:
- O discente deve ser o primeiro autor do artigo;
- Poderão ser custeadas despesas com inscrição, passagens aéreas e rodoviárias, hospedagem, alimentação e deslocamento, desde que ocorridas dentro do período de realização do evento;
- O pagamento é feito por reembolso: as despesas são pagas pelo discente e, posteriormente, reembolsadas pela UFSC no prazo de 30 a 40 dias a contar da data de entrega da documentação;
- Antes de efetuar os pagamentos, o discente certificar-se de quais documentos serão exigidos para que o reembolso seja feito descritos no item “procedimentos após recebimento do resultado”);
- Recomenda-se que a documentação seja entregue, pelo menos, 30 dias antes do término do prazo final para defesa;
- Excepcionalmente e mediante solicitação justificada, a compra da passagem ao exterior poderá ser feita pela UFSC. Para tanto, o aluno deverá fazer a solicitação via e-mail, enviando o comprovante de inscrição no evento e o passaporte.
FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO |
Prazo para solicitação: 2 meses de antecedência da data do evento; até o dia 1º do mês.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
– Resumo do trabalho;
– Carta de aceite do trabalho (ou *comprovante de submissão);
– Folder do evento;* Obrigatório anexar a carta de aceite ou de rejeição tão logo a receba.
PROCEDIMENTOS APÓS RECEBIMENTO DO RESULTADO |
ATENÇÃO: Os recursos cedidos pela PROPG serão efetivados pela secretaria do PPGCC. Portanto, assim que receber o e-mail de resposta da PROPG, envie-o para o e-mail: ppgcc@contato.ufsc.br
ORIENTAÇÕES AOS DISCENTES:
Ao retornar do evento, solicitar o REEMBOLSO DAS DESPESAS entregando a seguinte documentação:
– Formulário de reembolso (enviar por e-mail em formato .DOC);
– Comprovante de apresentação do trabalho e de participação no evento;
– Comprovante de pagamento das despesas, emitidos em nome do aluno ou da UFSC:
- Comprovante de pagamento da taxa de inscrição. Para eventos internacionais, é necessário entregar também a fatura do cartão de crédito (em nome do aluno) onde mostre o valor pago com taxa de câmbio utilizada.
- Comprovante de valor das passagens aéreas (nota fiscal ou e-mail de confirmação da reserva);
- Canhotos de embarque (aéreos e rodoviários);
- Recibos de táxis (com todos os dados preenchidos) ou Uber;
- Notas ou cupons fiscais (contendo a descrição dos itens) de restaurantes, lanchonetes e assemelhados, supermercados (compatíveis com a quantidade de consumo de alimento para o aluno);
- Nota fiscal de hotéis, pousadas e assemelhados, recibo de hospedagem com CNPJ e assinatura do responsável ou recibos de pagamento de sites de reservas (já pagas) de hotéis;
- Não serão aceitas despesas com combustíveis, estacionamento, aluguel de veículos, bebidas alcoólicas e guloseimas (chocolate, sorvete, etc) ;
- Comprovante de aquisição de passagens de transporte coletivo.
ORIENTAÇÕES AOS DOCENTES:
Assim que a solicitação for deferida, o docente deverá providenciar os documentos citados abaixo (conforme o tipo de auxílio concedido) e enviar para a secretaria do PPGCC.
- PASSAGENS E/OU DIÁRIAS:
– Cópia do passaporte;
– Cópia da publicação de *afastamento do país, com ônus CAPES/PROAP; e
– Termo de renúncia (parcial ou integral) de diárias e/ou passagens.
* A ser solicitado na secretaria do Departamento. Para comprovação do recurso (necessária para montagem do processo) deve-se imprimir a tela do sistema contendo o parecer de concessão do recurso.
- TAXA DE INSCRIÇÃO:
NACIONAL: pagamento via empenho. Anexar os seguintes documentos ao sistema de auxílios:
– Formulário;
– Valores e prazos para pagamento da taxa de inscrição;
– Dados da empresa para emissão da nota de empenho (razão social, CNPJ, endereço, dados bancários e e-mail).
INTERNACIONAL: a ser paga pelo docente e posteriormente reembolsada pela UFSC.
– Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
– Cópia da fatura do cartão de crédito (grifado o pagamento referente à taxa de inscrição);
– Dados bancários para reembolso.
- PRESTAÇÃO DE CONTAS DE PASSAGENS E DIÁRIAS
– Relatório de viagem;
– Canhotos de embarque ou recibo de check in;
– Comprovante de apresentação do trabalho;
– Comprovante de participação no evento.