Auxílio Financeiro para Apresentação de Trabalho

AUXÍLIO FINANCEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO EM EVENTO CIENTÍFICO

O recurso financeiro é proveniente do Programa de Apoio à Pós-graduação (PROAP) da CAPES, regulamentado pela Portaria N° 156, de 28/11/2014.

RESUMO DAS REGRAS
  • O evento deve ser classificado conforme Qualis-CC CAPES em estrato até B3;
  • O valor a ser concedido dependerá do Qualis do evento;
  • É obrigatório ir ao evento apresentar o trabalho (será exigida documentação comprobatória);
  • Será concedido apenas um auxílio por ano (havendo recursos remanescentes, novos valores poderão ser custeados);
  • Não serão apoiados eventos realizados na Grande Florianópolis;

REGRAS ESPECÍFICAS PARA DOCENTES:

  • É vedada a concessão de auxílio a pesquisador bolsista CNPq (PQ 1 e DT 1);
  • Não é possível efetivar o recebimento do mesmo tipo de auxílio simultaneamente pelo PPGCC e CTC (por exemplo: 1 diária de cada),  a menos que haja uma negociação de crédito para um dos lados;
  • O pagamento de taxa de inscrição em evento nacional será feito via empenho e de evento internacional via reembolso.

REGRAS ESPECÍFICAS PARA DISCENTES:

  • O discente deve ser o primeiro autor do artigo;
  • Poderão ser custeadas despesas com inscrição, passagens aéreas e rodoviárias, hospedagem, alimentação e deslocamento, desde que ocorridas dentro do período de realização do evento;
  • O pagamento é feito por reembolso: as despesas são pagas pelo discente e, posteriormente, reembolsadas pela UFSC no prazo de 30 a 40 dias a contar da data de entrega da documentação;
  • Antes de efetuar os pagamentos, o discente certificar-se de quais documentos serão exigidos para que o reembolso seja feito descritos no item “procedimentos após recebimento do resultado”);
  • Recomenda-se que a documentação seja entregue, pelo menos, 30 dias antes do término do prazo final para defesa;
  • Excepcionalmente e mediante solicitação justificada, a compra da passagem ao exterior poderá ser feita pela UFSC. Para tanto, o aluno deverá fazer a solicitação via e-mail, enviando o comprovante de inscrição no evento e o passaporte.
FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO


Prazo para solicitação: 2 meses de antecedência da data do evento; até o dia 1º do mês.

 


Não há prazo determinado.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
– Resumo do trabalho;
– Carta de aceite do trabalho (ou *comprovante de submissão);
– Folder do evento;

* Obrigatório anexar a carta de aceite ou de rejeição tão logo a receba.

PROCEDIMENTOS APÓS RECEBIMENTO DO RESULTADO

ATENÇÃO: Os recursos cedidos pela PROPG serão efetivados pela secretaria do PPGCC. Portanto, assim que receber o e-mail de resposta da PROPG, envie-o para o e-mail: ppgcc@contato.ufsc.br

ORIENTAÇÕES AOS DISCENTES:
Ao retornar do evento, solicitar o REEMBOLSO DAS DESPESAS entregando a seguinte documentação:
Formulário de reembolso (enviar por e-mail em formato .DOC);
– Comprovante de apresentação do trabalho e de participação no evento;
– Comprovante de pagamento das despesas, emitidos em nome do aluno ou da UFSC:

  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição. Para eventos internacionais, é necessário entregar também a fatura do cartão de crédito (em nome do aluno) onde mostre o valor pago com taxa de câmbio utilizada.
  • Comprovante de valor das passagens aéreas (nota fiscal ou e-mail de confirmação da reserva);
  • Canhotos de embarque (aéreos e rodoviários);
  • Recibos de táxis (com todos os dados preenchidos) ou Uber;
  • Notas ou cupons fiscais (contendo a descrição dos itens) de restaurantes, lanchonetes e assemelhados, supermercados (compatíveis com a quantidade de consumo de alimento para o aluno);
  • Nota fiscal de hotéis, pousadas e assemelhados, recibo de hospedagem com CNPJ e assinatura do responsável ou recibos de pagamento de sites de reservas (já pagas) de hotéis;
  • Não serão aceitas despesas com combustíveis, estacionamento, aluguel de veículos, bebidas alcoólicas e guloseimas (chocolate, sorvete, etc) ;
  • Comprovante de aquisição de passagens de transporte coletivo.

ORIENTAÇÕES AOS DOCENTES:
Assim que a solicitação for deferida, o docente deverá providenciar os documentos citados abaixo (conforme o tipo de auxílio concedido) e enviar para a secretaria do PPGCC.

* A ser solicitado na secretaria do Departamento. Para comprovação do recurso (necessária para montagem do processo) deve-se imprimir a tela do sistema contendo o parecer de concessão do recurso.

  • TAXA DE INSCRIÇÃO:
    NACIONAL: pagamento via empenho. Anexar os seguintes documentos ao sistema de auxílios:
    Formulário;
    – Valores e prazos para pagamento da taxa de inscrição;
    – Dados  da empresa para emissão da nota de empenho (razão social, CNPJ, endereço, dados bancários e e-mail).
    INTERNACIONAL: a ser paga pelo docente e posteriormente reembolsada pela UFSC.
    – Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
    – Cópia da fatura do cartão de crédito (grifado o pagamento referente à taxa de inscrição);
    – Dados bancários para reembolso.
  • PRESTAÇÃO DE CONTAS DE PASSAGENS E DIÁRIAS
    Relatório de viagem;
    – Canhotos de embarque ou recibo de check in;
    – Comprovante de apresentação do trabalho;
    – Comprovante de participação no evento.